Nossa História

A História da Pupio Leilões

3 DÉCADAS DE DEDICAÇÃO E TALENTO


Esta é a melhor definição para a história de vida construída nessas últimas décadas por um homem simples e possuidor de uma simpatia contagiante, seja nas pistas ou nos palcos dos leilões, seja no parque de exposições ou em volta de uma mesa.

A realização de quem faz o que gosta está estampada nos olhos desse homem que buscou na profissão a continuidade da alegria de viver, presente em todas as suas atividades. Por isso, com o mesmo entusiasmo que Pupio conduz um leilão ele fala da sua trajetória profissional. Afirma que o amor pelos cavalos vem desde a infância, quando vivia na fazenda São Pedro, de seu pai Humberto, localizada nas serras verdes da Mantiqueira, em Sapucaí Mirim, Minas Gerais.

Em 1986 iniciou sua criação de Mangalarga Marchador e hoje conseguiu transformar a antiga fazenda no Haras Flajahu, consolidando a criação da raça. Mas para que possamos compreender como José Ailton Pupio se tornou um dos maiores leiloeiros rurais do país, foi preciso que ele nos revelasse alguns detalhes sobre as etapas que foram sendo vencidas. Pupio iniciou em 1983 época em que começava perseguir uma nova profissão. Ele estudou economia e conciliava o trabalho de Prefeitura Municipal de São José dos Campos com o de empresário de serraria e depósito de madeira.

O caminho trilhado teve inicío com uma brincadeira entre amigos em um leilão e foi tornando-se objetivo de vida com o passar do tempo, quando, decidido a buscar uma chance, insistiu em falar com o conhecido leiloeiro Djalma B. de Lima, encontrando inúmeras dificuldades , Pupio aproveitou uma dessas raras oportunidades que passa na vida da pessoa e, no momento em que foi incumbido pelo Sindicato Rural de Jacareí, de organizar os leilões da 2º Feira Agropecuária daquela cidade, ele finalmente conseguiu falar com Djalma. O encontro foi marcado para tratar de dois assuntos: o primeiro, contratar Djalma para comandar os leilões da Feira e, na ocasião, o leiloeiro afirmou a necessidade de um segundo homem, pois o evento era muito extenso. Nessa oportunidade Pupio lhe apresentou uma fita gravada em um leilão de animais que havia comandado e disse que o segundo assunto era o de que ele seria este homem. Djalma assustou, pois desconhecia o fato de Pupio ser leiloeiro. Em abril de 1984, Pupio iniciou sua trajetória, porque, depois de assistir a fita, Djalma o convidou para uma conversae disse o que ele queria ouvir: "Você tem jeito para a coisa" e, em seguida, fez um convite para que assistisse alguns de seus leilões. Pupio começou como pisteiro estreiando no Mangalarga Marchador, o que ele considera como coisa do destino, pois no mesmo período estava começando sua criação na raça. De assistente, pisteiro, substituto ou dividindo o palanque com o Djalma, Pupio foi abrindo caminho, ganhando espaço e hoje é reconhecido como um dos melhores leiloeiros de animais do país.

Agenda de Eventos Leilões Presenciais, Virtuais e Online - Tv e Internet
MM Vendas Venda Direta com Assessoria Especializada

Endereço

JP Comercial de Eventos Ltda
Rua Benedito Osvaldo Lecques, 51
Sala 508
Jd. Aquarius - São José dos Campos
São Paulo - Brasil
CEP: 12.246-021
PABX: (12) 3922-9066